Espinho às Direitas

"O homem verdadeiramente livre apenas quer o que pode e faz o que lhe agrada" Jean-Jacques Rousseau

2/01/2006

Duvidas...

Gostava que meu primeiro comentário (post) fosse sobre a Nossa querida cidade de Espinho, sobre o que nela existe de melhor, sobre os seus problemas e a sua gente, a gente Vareira e todos os que não sejam Vareiros mas que em Espinho trabalhem (e nestes incluo um grande Senhor, um Homem que todos conhecemos e a quem poucos dão o valor que merece: o nosso Miro, o Penafiel, o Nosso Padeiro. Sobre ele e sobre a AIPAL havemos de escrever mais tarde...

Mas a visita de Bill Gates a Portugal pressiona-me a escrever sobre a mesma. À volta desta visita tem-se realizado um espectáculo, encenado pelos nossos governantes, sobre formação, emprego... E, sobre a tão famigerada Reforma da Administração Pública, o Ministro da pasta diz coisas como:
"Acreditamos que estas reformas [do Estado e da Administração Pública] são cruciais para a sustentabilidade do modelo social europeu e para a competitividade da nossa economia"
"Eliminação de instituições que perderam importância e pelo reforço de outras relacionadas com as funções do Estado, em particular, as que dizem respeito à sociedade de informação"
"Estamos a preparar um programa de reforma da Administração Central, com o objectivo de racionalizar os serviços públicos e alterar o paradigma hierárquico da governação"
* *
Que palavras bonitas as que foram referidas pelo senhor ministro do Fórum de Líderes de Governo, organizado pela Microsoft! Mas não seria melhor fazer a verdadeira reforma e fazer como aconselham vários economistas da nossa praça?
Dizia o Prof. Cadilhe:
"Há uma diferença de grau, intensidade e de profundidade. A meu ver, a velocidade não é suficiente. Se o Governo assume custos de mudança, porque não ir mais fundo e mais longe e ser mais extenso nesta reforma? e ser mais extenso é:
“Despedir 200 mil funcionários públicos”
“Vender reservas de Ouro”

Eu pertenço a uma Geração que nasceu em Democracia, mas sou apoquentado por algumas dúvidas:

Se temos reservas de ouro quem foi o iluminado que as adquiriu? Cavaco, Soares, Guterres, Durão, Sócrates?

Quem foi o iluminado que contratou funcionários públicos a mais? Foi um peso vindo do Antigo Regime?